Stetic Cris

segunda-feira, 21 de março de 2011

Os 10 maiores mitos sobre os exercícios físicos.


Mito 1: abdominal faz perder barriga?

R: "É um mito em que toda mulher cai", A perda de gordura não acontece de forma local e sim no corpo inteiro. O abdominal fortalece a musculatura, mas, sozinho, não queima a gordura localizada especificamente na barriga, aquela que todo mundo quer perder. A melhor estratégia seria combinar os abdominais com exercícios de corrida ou bicicleta, em que temos um gasto energético maior.

Mito 2: quanto maior o suor, maior o emagrecimento?

R:  Não necessariamente. O emagrecimento que acontece com o suor representa apenas perda de água e não realmente de gordura.

Mito 3: malhar de roupa preta, com agasalhos ou debaixo de sol forte emagrece mais?

R: Isso é um mito. Correr em ambientes com temperaturas muito altas pode diminuir o seu desempenho físico. Conseqüentemente, você vai gastar até menos caloria para fazer uma atividade física.

Mito 4: suor libera toxinas do organismo?

R:  Dizem por aí que o fato de suar durante a atividade física ajudaria a eliminar toxinas do seu organismo. Na verdade, isso é um mito. O suor é, basicamente, água e alguns sais minerais.

Mito 5: o exercício só funciona quando sentimos dor no dia seguinte?

R: Muito comum as pessoas ingressarem em um programa de exercício físico, começarem a sentir algumas dores musculares ao longo das primeiras semanas e quando passam a não sentir mais essa dor acharem que o exercício já está ineficaz. Parar de sentir dor é normal. É uma adaptação do músculo ao exercício que você começou a fazer.

Mito 6: o exercício só começa a funcionar depois de meia hora?

R: São programados exercícios com mais de 20 a 30 minutos porque menos do que isso, em intensidades moderadas, o gasto energético em uma sessão de exercícios é muito pequeno". É pequeno, mas existe. "Quem acha que a partir do 30º minuto é que começa a ter uma queima de gordura e acha que os minutos anteriores foram inúteis deve perder essa idéia, porque esses 30 minutos iniciais foram fundamentais e induziram ao gasto energético.

Mito 7: é melhor não fazer nada do que ser atleta de final de semana?

R: Não é verdade. Você deve introduzir atividade física na sua vida mesmo que isso seja pelo menos de final de semana. A única coisa que recomendamos é que isso não seja feito em excesso. O problema são 'outros' atletas de finais de semana que querem compensar a semana inteira fazendo até quatro horas de atividade física em um ou dois dias.

Mito 8: subir escadas é suficiente para queimar gordura localizada?

R: Não é bem assim. Subir escada vale como complemento a outras atividades físicas, feitas de maneira regular.

Mito 9: não se deve beber água durante o exercício?

R:  Você pode e deve beber água sempre quando sentir sede. A sede é um bom parâmetro para você se hidratar durante a atividade física.

Mito 10: Malhar em jejum emagrece?

R:  As pessoas acham que malhar em jejum aumenta o emagrecimento. Na verdade, o jejum é perigoso. A baixa de glicose no sangue pode fazer você até desmaiar. O que interessa mesmo para o emagrecimento é um balanço entre o que você come e o que você gasta de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos ajude a melhorar o nosso Blog, sua opinião é muito importante para nós por isso comente.