Stetic Cris

domingo, 20 de março de 2011

Lichia: poderosa aliada para emagrecer!!!

 

Da mesma família do guaraná, a lichia tem origem da China, onde é cultivada desde 1500 a.C. Aqui no Brasil, somente em 1810 a fruta foi descoberta. Contudo, com o passar dos anos o alimento ganhou destaque nas terras brasileiras e, atualmente, o país possui boas produções, concentrando seu cultivo principalmente no norte do Paraná, em São Paulo e no sul de Minas Gerais. O verão é a melhor estação para a safra do alimento.

Sua aparência não é nada atraente: tem casca dura, vermelha, grossa e espinhenta. Mas, por dentro, é uma fruta saborosa, suculenta e, o que é melhor, com pouquíssimas calorias – apenas seis. Uma porção com dez unidades, que contém apenas 60 calorias, pode ser consumida na hora da sobremesa ou nos lanchinhos nos intervalos das refeições sem dor na consciência.

Mas a melhor notícia ainda está por vir: a lichia é uma aliada para chapar a barriga. Isso porque, de acordo com a nutricionista Daiana Mafort, com pós-graduação em Nutrição Ortomolecular, o alimento tem uma substância chamada cianidina. Ela é a responsável pelo pigmento vermelho da casca e é muito eficaz no combate à gordura, pois regula as células de gordura. Um estudo feito da Universidade de Hokkaido, no Japão, avaliou a perda de gordura abdominal em voluntários que receberam extrato da fruta. O resultado: em dez semanas essas pessoas conseguiram reduzir em 15% a gordura na região.

A lichia ainda é rica em vitamina C, que combate oxidação das células, evitando o envelhecimento. A vitamina C também estimula o sistema imunológico, evitando gripes e resfriados ou infecções e ajuda na absorção do ferro no intestino.

 “O alimento também tem uma quantidade significativa de potássio, um mineral bom para o equilíbrio da água no organismo, mantendo as funções renais. Ele ajuda no armazenamento de proteína, na contração muscular em geral, principalmente cardíaca”, explica Daina. Junto com uma alimentação saudável, a fruta pode, ainda, ajudar no combate a obesidade, câimbra muscular e a controlar a pressão arterial.

Mas, há restrições para o consumo do alimento? A nutricionista responde dizendo que, tanto para perder aquela gordurinha ou simplesmente para saboreá-las, não existem restrições. “Ela pode consumida à vontade e pode ser usada para fazer sucos, caldas e acompanhamentos”. Lembrando que ela deve ser armazenada em local fresco e escuro, pois a claridade e calor fazem com que ela perca as suas propriedades. 

Receita:

Para aproveitar dos benefícios da fruta, Daiana passou uma receita de calda da lichia, que pode ser acompanhada com iogurte natural desnatado, ou sorvete, sendo uma opção nutritiva e saudável.  

Ingredientes: 

200 gramas de lichia descaroçada

100 ml de vinho branco

100 gramas de açúcar cristal

1 pau de canela

1 colher de sopa baunilha 

Modo de fazer: leve ao fogo todos os ingredientes e mexa-os. Deixe ferver por 40 minutos aproximadamente, até dar o ponto de calda. Sirva com iogurte natural desnatado gelado.


Crédito:
Nutricionista Daiana Mafort: http://www.daianamafortnutricionista.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos ajude a melhorar o nosso Blog, sua opinião é muito importante para nós por isso comente.