Stetic Cris

quinta-feira, 11 de março de 2010

Diminua os sintomas da TPM e da menopausa com Aromaterapia

A água de gerânio é conhecida pelo efeito calmante e antidepressivo

As alterações hormonais que atingem as mulheres de acordo com as fases do ciclo menstrual são as principais culpadas pela TPM, a Tensão Pré-Menstrual. E o pior é que não tem muito para onde fugir, pois todo o mês é a mesma coisa: inchaço, mau humor, espinhas, vontade louca de comer doces, dores e etc.

TPM_2


Mais intensa em algumas mulheres do que em outras, a verdade é que a luta para amenizar os sintomas da TPM deve ser diária. De acordo com a ginecologista Rosa Neme, a atividade física pode ser muito eficaz para regular o sistema hormonal e liberar serotonina, conhecido como o hormônio do bem estar.

Mas além disso, há outras dicas que podem ajudar você a sair, digamos, vitoriosa da TPM. A água de gerânio, por exemplo, possui efeito calmante, antidepressivo e sedativo, o que ajuda a atenuar o desconforto do desequilíbrio hormonal, até mesmo na menopausa.

Essa água é obtida da maceração do gerânio, que vem do Marrocos. Ou seja, trata-se de uma água cosmética que contém um leve perfume da flor do gerânio, que durante a maceração transfere para a água parte de seus princípios ativos, na forma de óleos essenciais.

Segundo Maurício Pupo, professor de cosmetologia, o gerânio atua de maneira natural nos distúrbios hormonais da mulher. As moléculas presentes nos óleos essenciais desta flor são capazes de penetrar no organismo através da pele ou da respiração e atuam como se fossem reguladores hormonais, pois têm propriedades muito semelhantes aos hormônios femininos.

Considerado um fito hormônio natural, o óleo de gerânio é capaz de interferir até na libido feminina e estimular as glândulas da tireóide e do sistema linfático, responsável pela retenção de líquido que perturba as mulheres sobretudo na TPM. Os especialistas em aromaterapia também acreditam no poder da água de gerânio para equilibrar as emoções e as oscilações de humor.

De acordo com Pupo, para usar o gerânio contra os sintomas da TPM, é possível tomar banho com a água desta flor. Para isso, é necessário comprar o óleo essencial de gerânio, que é encontrado nas farmácias de manipulação, e adicionar de uma a duas gotas num litro de água. Depois é só misturar e passar no corpo após o banho.

Outra opção é comprar o óleo essencial do gerânio marroquino e pingar uma gota em cada pulso, massageando levemente com a ponta dos dedos, em movimentos circulares. O especialista sugere repetir esse procedimento três vezes ao dia. Para quem gosta de massagens, também é possível misturar duas a três gotas do óleo de gerânio em 100 ml de óleo de amêndoas e usar para massagear pernas, braços e a região do abdômen, por cima do útero e dos ovários.



By Coisas de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos ajude a melhorar o nosso Blog, sua opinião é muito importante para nós por isso comente.